quarta-feira, 2 de março de 2011

Pelos caminhos de Portugal...Lamego!

Vou ser um espécie de cicerone sui generis...
Hoje vou falar-vos de Lamego...
Lamego é uma cidade do distrito de Viseu e está situada na margem Sul do Rio Douro...
Tem montes de monumentos religiosos, dos quais se destacam a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.....
Bla bla bla bla....
Isto toda gente sabe....

Agora o que interessa é o que eu descobriiii...
Cicerone no terreno...
Existe um benfeitor surpreendente com o cognome de Joca e tem uma LUUUzinha especial...Segundo uma lenda muito antiga ,existe uma Quinta Milagrosa , provavelmente foi aí que existiram alguns milagres e qui ça o nascimento de alguns Remédios eficazes para a loucura.
Consegui descobrir o nome da quinta : a Quinta do Valado.Ficou provado que algumas pessoas ficavam com poderes estranhos , tinham uma força sobrenatural , um tipo de asas especiais , cabelos fartos e encaracolados...
Pescavam objectos estranhos ,tinham rituais de dança ,alimentavam-se de alguns alimentos estranhos.Sei o nome em latim - totimita (mas sinceramente não sei o que é)e tinham o problema do sono agudo ( adormeciam em qualquer canto ).
Existem coisas muito estranhas...
Aconselho-vos uma visita a Lamego e a comerem muito presunto:)
Sempre no terreno...SUUUUrrisinhos:)

9 comentários:

LURBA disse...

Estive em Lamego há um ano e adorei... toda essa zona é lindaaaaaaaaaaa!!!
Não sabia da lenda... mas comi a bôla de bacalhau que é de chorar por mais!!!! ;-DDD
Sem dúvida a voltar!!!
Beijinhos sorridentes,

Brinquinho da cantareira disse...

LURBINHA QUE SAUDADES TUASS....
Hummmm...essa bôla é tão boa....
Lurbinha tens uma costela nortenha só pode:):):)
SUUUUUUUrriisnhos de bom dia para ti:)

Laura disse...

Atã devo ser dali, é que se me encosto o sono vem logo...vá que ainda não adormeci nas ruas, mas nunca se sabe..Já conheço Lamego por alto e nunca ouvi falar nisso, mas o manel quando ia era de carro ir e vir, ou seja; mal saimos do carro a não ser para almoçar, enfim...conheço melhor as Áfricas que esta terrinha santa...

Muitos beijinhos sua marota que já nem me lembras...

laura

Laura disse...

Bola de bacalhau, ó pra mim a receitinha, vou procurar, isso saberá bem? não fica muito seca?

beijinhos.

laura

Brinquinho da cantareira disse...

Laurinha...não fica nada seca , é de comer e chorar por maisssssss...
Um dia levas - me a AFRICA E EU LEVO-TE A LAMEGO:)

Claro que me lembro de tiiiiiiiii...sabes que sim Laurinha:)
Xiiiiiiiis apertadinhos:)

Kapikua disse...

queres via a África comigo?

das 1ªs vezes que te li falavas de umas férias em África. Lembro-me de te dizer que adoraria ir!

é desta!!!!

Sábado e nas próximas 2 semanas estarei em Moçambique!!!

Vens????

Beijo enorme

só 1 mulher disse...

Susaninha,

Eu e a minha filha, somos umas apaixonadas por Lamego, o local, as pessoas, tudo... de há 4 anos para cá, tenho ido lá todos os anos no verão.

AMOOO

Brinquinho da cantareira disse...

KAPI....Que saudades que tenho tuasssss, a minha mala já está feita.A que horas combinamos?
Ainda por cima tenho lá uns primos....COMBINADO..VAMOS:)


SÓ 1 MULHER...QUE GIRO:):):)
Ésó bom gosto , é lindissimooo simmmm...Quem sabe um dia ainda nos cruzamos lá:)

Laura disse...

De Lamego lembro que fui lá passar o dia a apanhar cerejas para trazermos para casa, uau, coisa boaaaaaaaa.

sei que lembras mas nem pó de tu...

África ó doce terra amada, terra da minha meninice, juventude, amor... saudadinhas acontecem quando lemos coisas assim.

Beijinhos.

laura