quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Que grande susto...

Sem luz , a conduzir na rua como se fosse um rio...
Pessoas desesperadas a tentar fazer não sei o quê...
Bombeiros...
Trovoada e chuva a potes.
Senti medo...
Assustador:(

«Ruas e casas inundadas na freguesia de Lavra publicado
19:23
26 outubro '11 Texto

A zona costeira da freguesia de Lavra, concelho de Matosinhos, ficou hoje inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas, disseram à agência Lusa fontes no local.
A chuva e o vento forte intensificaram-se cerca das 16:30, provocando inundações nos pisos térreos dos edifícios e em todas as ruas, algumas das quais há vários meses em obras para a colocação de rede de saneamento.
"Uma amiga ligou-me em pânico porque de repente ficou sem casa", afirmou à Lusa Daniela Reis, referindo que várias casas térreas na rua Mourouços ficaram "completamente inundadas, ao ponto de nem sequer se poder estar lá dentro".
Daniela Reis considerou estas inundações "o resultado da incompetência das entidades de prevenção, que não fizeram limpezas antes da chegada das chuvas".
Durante cerca de uma hora, as inundações impediram a circulação automóvel, provocando filas de trânsito em todos os acessos à zona costeira da freguesia.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça disse à Lusa que, cerca de duas horas depois, continuava "complicada a situação em Lavra, devido às inundações".
A mesma fonte remeteu para mais tarde um balanço dos casos mais graves. »


«Caos na Região Norte devido ao mau tempo
Porto, 26 out (Lusa)
O mau tempo no distrito do Porto está a afetar sobretudo a zona litoral, disse à Lusa o segundo comandante de Operações de Socorro do Porto.
Segundo a fonte, as preocupações centram-se mais no concelho de Vila do Conde, algumas freguesias da Póvoa de Varzim, e na localidade de Lavra, Matosinhos.
O dispositivo de socorro está a deparar-se sobretudo com inundações, queda de estruturas e de árvores.
"Todas as situações que têm sido colocadas têm sido resolvidas", assegurou o responsável do CDOS.
Alberto Costa aludiu a "situações pontuais", nomeadamente em Guidões, Trofa, onde o caudal de uma ribeira subiu acima do tabuleiro de uma ponte, arrastando consigo um motociclista, que acabou por ser resgatado.
Referiu também a ocorrência de um acidente na A28, com qual veículos, de que resultou um ferido ligeiro e que obrigou ao corte da auto-estrada no sentido norte-sul.
Dentro do perímetro urbano do Porto, o Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) registou, nas últimas 12 horas, 50 saídas relacionadas com o mau tempo, disse o chefe Guilhermino Silva.
A tendência, em função da evolução do tempo, é "para aumentar" o número de saídas, acrescentou a fonte.
Uma queda de uma árvore sobre uma habitação e de outra sobre um veículo, que não fizeram vítimas, foram as situações mais complexas.
"Estamos a tentar dar resposta a isso tudo", afirmou o responsável.
Numa ronda por corpos de bombeiros de concelhos da cintura do Porto, a Lusa apurou que as maiores solicitações por causa do mau tempo ocorreram em Matosinhos, devido à situação na freguesia da Lavra.
"Estamos a ser chamados sobretudo para muitas situações em Lavra", disse fonte dos Bombeiros de Matosinhos/Leça.
Fontes no local já tinham referido à agência Lusa que a zona costeira da freguesia ficou inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas.
Agora, Lavra está agora às escuras, também segundo testemunhos recolhidos pela Lusa no local.
Já em Gaia, a Companhia de Sapadores Bombeiros (CSB) registou durante a tarde 25 ocorrências relacionadas com o mau tempo, mas todas de pequena expressão.
"Estamos a falar de inundações, quedas de árvores e telhas", disse fonte da CSB.
No concelho de Gondomar, os cinco corpos de bombeiros tiveram poucas saídas relacionadas com o mau tempo e, no caso da corporação de Valbom, houve até disponibilidade para colaboraram com o Batalhão de Sapadores de Bombeiros do Porto, numa lavagem de pavimento na Via de Cintura Interna.
Na Maia, só "pequenas inundações" foram registadas pelos Bombeiros de Moreira, enquanto que os de Pedrouços não tiveram qualquer saída relacionada com o mau tempo.
JGJ
Lusa»

1 comentário:

Madalena disse...

Foi mesmo assustador, e triste, coitados :(